© 2017 por RECIMAM - Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros

Faça contato :)  recimam@gmail.com

atuações

Seleção para Mestrado Interdisciplinar Centro Universitário UNA

O Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Una, agora mantém inscrições e seleção em calendário contínuo, ao longo de todo o ano. Trata-se de um mestrado stricto sensu, profissional e interdisciplinar, cujo diploma tem o mesmo valor que o do mestrado acadêmico. A CAPES avaliou o curso com nota 4 em um total de 5. Docentes e discentes se dedicam a projetos interdisciplinares que contemplam uma diversidade de interesses, dentro das linhas de pesquisa, que são: Gestão Social e Desenvolvimento Local; e Educação e Desenvolvimento Local.

Veja o edital no link 

https://www.una.br/cursos/mestrado-profissional-em-gestao-social-educacao-e-desenvolvimento-local/

e conheça a proposta, professores, matriz curricular, dissertações defendidas e outros elementos relevantes.

Informações também no telefone 3508-9141 

e-mail da recimam@gmail.com

 

jogos

educativos

Jogos educativos para a educação em direitos humanos

     

      Em 2012, Lúcia Afonso e Flávia Lemos Abade construíram jogos educativos para a discussão de direitos humanos, junto a um grupo de alunos de graduação em psicologia e do mestrado de Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, do centro Universitário UNA.

      O trabalho foi desenvolvido em resposta a um edital do Programa de Educação para a Diversidade (PROGED), coordenado pela Prof. Keila Deslandes, da Universidade Federal de Ouro Preto.

      Os jogos foram impressos pela UFOP para distribuição nas escolas públicas atendidas pelo PROGED e uma versão para download gratuito está disponível neste site da RECIMAM.  

oficinas em

direitos humanos

Projeto de Extensão: Oficinas em Direitos Humanos

 

      O projeto foi realizado no Centro Universitário UNA, no período de 2010 a 2012. Ofereceu oficinas em Direitos Humanos, conduzidas por alunos da graduação e pós-graduação em psicologia, para famílias e para adolescentes em escolas públicas. Os direitos humanos eram abordados de maneira transversal, associado à temática dos direitos de crianças e adolescentes. Buscou-se o desenvolvimento de metodologias participativas, jogos e atividades lúdicas que pudessem facilitar o diálogo e a reflexão nos grupos. Participaram as professoras Flávia Lemos Abade (coordenadora), Fabiana Goulart de Oliveira e Lúcia Afonso. Aproximadamente 60 famílias foram beneficiadas direta ou indiretamente.

Em 2012, este projeto recebeu o prêmio Gentileza Urbana, na Categoria Cidadania, do Instituto de Arquitetos do Brasil.

 

projeto de pesquisa

Projeto de Pesquisa: Jogos de cidadania: o processo grupal e as tecnologias sociais em diálogo com os direitos humanos.

      Desenvolvido em 2011-2012, o projeto buscou compreender os fatores psicossociais que facilitam ou dificultam o diálogo em torno dos direitos humanos nos grupos com famílias em situação de vulnerabilidade social.

      A coordenação foi de Flávia Lemos Abade, com participação de  Lúcia Afonso, Dannielle Starling e Fabiana de Oliveira Goulart, além de alunos de graduação e psicologia.

      O projeto foi apoiado pelo Centro Universitário UNA com uma bolsa de iniciação científica, concedida ao aluno Eduardo Francisco de Oliveira.

curso sobre rodas de conversa

Curso sobre Rodas de Conversa

     

A RECIMAM ofereceu um mini-curso sobre Rodas de Conversa, para profissionais com formações diversas, no dia 27 de setembro de 2011.

      O curso foi ministrado pelas professoras Lúcia Afonso e Flávia Lemos Abade e baseado no livro Para Reinventar as Rodas – Rodas de Conversa em Direitos Humanos.

oficinas em direitos humanos

Oficinas em Direitos Humanos no Centro de Acolhida Betânia

      Em 2010, foram realizadas oficinas e rodas de conversa sobre direitos humanos no Centro de Acolhida Betânia (CAB). As oficinas foram dirigidas às famílias e coordenadas por alunas e professoras do curso de psicologia da UNA, com o apoio da RECIMAM.

      Os encontros quinzenais tiveram o objetivo de compartilhar experiências sobre a educação de crianças e adolescentes e promover a cultura de respeito aos direitos humanos.

debate

interdisciplinaridade

Debate: Diretos humanos e interdisciplinaridade

 

     Um debate sobre Direitos Humanos e Interdisciplinaridade, gratuito e aberto ao público, foi realizado no dia 27/09/2010, contando com a parceria do Curso de Graduação em Psicologia e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Intervenção Psicossocial no Contexto das Políticas Públicas, no Centro Universitário UNA-BH.

Participaram as professoras Elza Maria Miranda Afonso (Filosofia do Direito, UFMG); Eloísa Helena Santos (Serviço Social – UNA-BH) e Marlise de Matos Almeida (Ciências Políticas – UFMG).

A mesa foi coordenada pela professora Carolina Marra Simões Coelho (Psicologia – UNA).

rodas

de conversa

Rodas de Conversa sobre Direitos Humanos

 

      Rodas de Conversa sobre Direitos Humanos foram realizadas no período de 2007 e 2008, com coordenação de Lúcia Afonso e Flávia Lemos Abade e dirigidas a usuários e técnicos de programas sociais.

      As rodas de conversa são encontros para discussão e reflexão sobre temas de cidadania e direitos humanos, através de metodologia participativa.

projeto

pré-natal

teu peito

Projeto Pré-Natal -Teu peito

 

      No período de abril a junho de 2007 foram realizadas oficinas com gestantes, seus companheiros e familiares numa parceria da RECIMAM com as Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e o Centro Universitário UNA. Os encontros visavam à orientação e reflexão sobre pré-natal, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e direitos humanos.

Os responsáveis foram Suzana Afonso do Rosário e Vinícius Lemos.

Além deles, estiveram presentes outros profissionais e acadêmicos do último período de diversas áreas da saúde como fisioterapeutas, dentistas, médicos e psicólogos, que trabalharam com diferentes temas: “atividade física na gestação”; “nutrição na gestação”; “direitos da gestante, do pai e da criança”; “amamentação e saúde bucal”; “a família na gestação e na amamentação”; “cuidados com o recém-nascido”.

oficinas

letramento

Oficinas de Letramento

      Foram realizadas Oficinas de Letramento para Adultos, sendo uma em 2006 e uma em 2007, voltadas para adultos que desejavam aprender a ler e a escrever ou simplesmente adquirir maior fluência nessas competências.

      Foram coordenadas por Elza Maria Miranda Afonso e Suzana Afonso do Rosário. Ao final de cada oficina, os participantes foram incentivados a prosseguir estudando em programas de Educação de Jovens e Adultos.