top of page
Sobre

Eu me chamo Lúcia Afonso, mas meu nome completo é Maria Lúcia Miranda Afonso. Sou Psicóloga Social e Clínica, Mestre e Doutora em Educação. Professora aposentada da UFMG, também atuei como professora visitante na UFSJ, na editoria da revista Pesquisas e Práticas Psicossociais e em consultorias sobre o trabalho social com famílias, grupos e territórios. Tenho livros e artigos publicados, dentre os quais destaco Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial, publicado pela Editora Artesã.  

 

E, todavia, também sou mãe da Marina e do Mateus. Marina está ao meu lado, sempre generosa e intercambiando comigo um precioso apoio mútuo. Mateus, que era advogado, partiu em 2005, com seus intensos 29 anos e sua militância apaixonada pelos Direitos Humanos. Em sua homenagem, foi criada esta página que, inicialmente, se chamava Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM), mas que, após 18 anos e muitas aventuras, teve de ser reconfigurada no presente site, preservando os materiais até então divulgados. 

Sou também uma poeta bissexta, instável, irregular, um pouco delirante com as palavras, ora frágil ora forte, mas sempre fiel à poesia como sustentação da vida. Assim, eu me dei a liberdade de aqui acrescentar textos e outros recursos literários que, mais do que tudo, podem oferecer-me alguma identidade. 

     

Nessa caminhada, dedico este site à divulgação gratuita de materiais educativos sobre Direitos Humanos e Cidadania, ensaiando também voos poéticos, sendo um ser sem asas a não ser aquelas das palavras.

 

 

 

  • Instagram
  • YouTube
escavador-removebg-preview.png
lattes-removebg-preview.png
arvore.png
bottom of page